quarta-feira, 2 de julho de 2014

Plano Estadual de Cultura

Município é representado em importante reunião do Sistema Nacional de Cultura.

Com o objetivo de diagnosticar a Cultura no Estado, projetá-la para os próximos dois anos, identificar a situação das ações e práticas culturais, analisar e levar a público o resultado da Conferência Nacional de Cultura e escolher representantes e suplentes das regiões administrativas para a Comissão, foi realizada a segunda reunião em São Paulo no último dia 6 de junho. A primeira foi exclusivamente com a equipe da Secretaria de Estado. 

As palestrantes foram Eloíse Helena do Livramento Dellagnelo, Coordenadoria Executiva, Rosimeride Fátima Carvalho da Silva, Analista Técnica em Planejamento e Gerenciamento de Projetos e de Helena Salles Uglione, da equipe técnica de apoio, todas da UFSC e apresentaram a Proposta Metodológica para Elaboração de Planos Estaduais de Cultura. A reunião foi presidida pelo Assessor do Gabinete Lauro Ávila Pereira e recepção foi feita pelo Secretário de Estado Dr Marcelo Matos Araújo. 

O Secretário agradeceu pela fundamental contribuição no processo. “Tenho consciência da dimensão e complexidade do trabalho neste processo que está se desenvolvendo e desejo que possamos abranger com muita transparência as propostas trazidas para a Comissão de elaboração do Plano Nacional de Cultura”. Disse Dr Marcelo ao recepcionar os presentes. 

O município de Marília enviou 3 representantes, Tais Monteiro, Secretária M. de Cultura, Denise Campos Justino, Assessora Técnica e de Eliana Moreno, Supervisora de Serviços Administrativos. As servidoras participaram do treinamento a convite da Secretaria, uma vez que a Secretária Tais e Assessora Denise participaram da Comissão Organizadora da Conferência Estadual no ano passado e da compilação de todas as propostas. E agora também a convite poderão participar da Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura do Estado de São Paulo, resolução 22 de 2014. 

Além de Marília, outros municípios como São José do Rio Preto, Araraquara, Araçatuba, Presidente Prudente, Itapeva, Franca, Registro, São Paulo capital, Barretos, Santos enviaram representantes. 

Os temas abordados foram Análise Situacional da Cultura, e sub-temas Diagnóstico, Inventário da Cultura, Recursos para a Cultura, Equipamentos e Atividades, Desafios e oportunidades, Diretrizes e Objetivos, o segundo tema foi Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura com sub-temas Fases do Planejamento e Prognóstico. 

O encontro visou estabelecer estratégias para o trabalho que será a redação do Plano, construção do regimento, metodologia do trabalho e cronograma com no mínimo um encontro mensal para compilar dados, onde 42 pessoas serão nomeadas. No dia 31 de julho será publicado oficialmente e até lá todas as cidades deverão ter realizado a reunião para definir seus representantes. 

Em Marília, a Reunião do Plano Estadual de Cultura será no dia 6 de julho, das 9h30 às 12 horas no Auditório “Prof. Octávio Lignelli, para o qual diversos ativistas de linguagens e segmentos culturais como artes visuais, audiovisual, capoeira, circo, dança, hip hop, literatura, música, patrimônio e teatro serão convidados. 

No intervalo, a Assessora Técnica Denise Campos teve reunião com Cássio Rodrigo, Assessor de Cultura para Gêneros para o qual solicitou apoio na realização do projeto II Africanizando Marilia com o Grupo guineense “Netos de Bandim”, que visitou nosso município em setembro de 2013 e pretende voltar este ano, desta vez com apoio da Secretaria de Estado.

0 comentários:

Postar um comentário