quarta-feira, 18 de março de 2015

Cidadania Racial

Cidadania Racial - Dia Internacional contra a Discriminação Racial


O evento acontece na EE Benito Martinelli em parceria com a Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal da Cultura

A Escola Estadual “Benito Martinelli” trabalha em sua proposta pedagógica deste ano, com o Projeto Cidadania Racial, partindo do pressuposto de que a população em geral precisa debater seja através de programas, serviços, ações afirmativas e movimentos sociais sobre o racismo, para combatê-lo, para a superação das desigualdades, promoção da saúde, educação e preservação da memória, cultura e identidade étnica da comunidade negra.

O Projeto Cidadania Racial desenvolvido pela escola está de acordo com a Lei 10639/03 que torna obrigatório nas escolas publicas e particulares o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Dessa maneira o projeto de caráter multidisciplinar enfoca a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Tais afirmativas contidas no projeto colaboram para descristalizar conceitos e memórias errôneas existentes sobre a África, população africana e seus descendentes.

O presente projeto terá sua culminância dia 20 de novembro com a apresentação de todos os trabalhos realizados pelos alunos da escola e comunidade, através da escola da Família garantindo uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira, já que a escola é o lugar de construção não apenas do conhecimento, mas também de identidades e valores, até mesmo de afetos, contribuindo dessa maneira para construção de uma sociedade mais igualitária.

Estão envolvidos neste trabalho, a Sra Neide Mendes da Silva, Diretora e Robson Rogério de Oliveira e Juliana C. Belmiro, Vice-Diretores, Rita de Cássia Marques D’Angelis, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e Odair Vieira da Silva, Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental e acontece parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal da Cultura.

“Em 2014 realizamos um Concurso interno, o Miss e Mister Beleza Negra, com participação de organizadores bem como dos eleitos Miss e Mister Beleza Negra do 1º MARILIA AFROFEST, evento da comunidade negra, que foi coroado de sucesso”. Disse Neide Mendes da Silva, a Diretora.

Já este ano a Escola realizará esta programação especial. Dia 16, segunda teve a abertura da Semana com a abertura da Exposição Fotográfica “África em nós” da Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura/São Paulo, roda de conversa com os alunos com a participação de Rita Magnani, Coordenadoria da Igualdade Racial, da Secretaria da Juventude e Denise Campos Justino, Assessora Técnica da Secretaria M. da Cultura, abordando o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial.

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. 





0 comentários:

Postar um comentário