segunda-feira, 30 de março de 2015

Laura, a Cartomante

Lançamento do Livro "Laura, a Cartomante" e abertura da Exposição "Fragmento Familiar" de Erica Montilha e Gisele Gally homenageiam Marília.


A Assessora Técnica da Secretaria de Cultura Denise Justino e o escritor Marco Antônio Lavagnini

O evento duplo acontece com uma Noite de Autógrafos no dia 2 de abril, às 20 horas no Espaço Cultural do Marília Shopping, com entrada franca. O primeiro trata-se do lançamento do livro “Laura, a cartomante” do escritor mariliense Marcos Antonio Lavagnini e o segundo, a abertura da Exposição Fotográfica “Fragmento familiar” das fotógrafas Erica Montilha e Gisele Gally, que se trata de uma bela homenagem à cidade que completa seus 86 anos bem como ao povo mariliense.

Professor de música, músico arranjador, professor de teoria musical, escritor letrista, compositor musical, músico-instrumentista e escritor literário, Marcos Antônio Lavagnini lança seu quinto livro, um suspense onde um senhor entrega uma caixa para uma moça pobre e juntamente um baralho. A única exigência é a de que a caixa sob hipótese alguma poderia ser aberta. Com o baralho ela descobre que pode ter visão, pensamentos e que a carta lhe garante uma mudança de vida, tornando-a milionária, ela vai conquistando muitas coisas, depois de tudo aquilo ela resolve abrir a caixa e este ato lhe traz uma consequência, uma brusca mudar sua vida que quem ler vai saber o desfecho. 

Marcos estudou música, por mais de trinta anos; sua fantasia era ser um bom músico. Lecionou música na Secretaria da Cultura Estadual, nas oficinas Tarsila do Amaral por cerca de cinco anos onde publicou seu primeiro livro: “Curso Básico de Violão” e em seguida o livro: “Curso Básico de Teclado”, que foram dispostos à venda somente na região de Marília, atingindo uma marca superior a 6.000 livros. Depois escreveu “A favela – Um instinto Social”, “O Diário de Régia” que ainda não foram publicados.

Com incentivo de amigos e familiares resolveu escrever um romance contando, parte da história, de um ente familiar. Passado na cidade vizinha de Oriente; logo em seguida foi aconselhado a enviar uma cópia para uma editora em São Paulo. Suas andanças demoraram cerca de 6 anos até encontrar uma porta aberta; por indicação de um outro escritor via internet, enviou a cópia do livro “Hieleine” para o Clube de Autores, que após análise técnica o autor foi convidado a publicá-lo para todo o país.

O quarto livro foi um de música instrumental e agora “Laura, a cartomante”, escrito em 2011 porém lançado 4 anos depois de ser finalizado. Com esta obra o autor assinou contrato de edição e cessão de direitos pelo prazo de 24 meses renováveis com a editora Editora Multifoco, com sede no Rio de Janeiro. 

“Atualmente estou escrevendo o livro: “Ajuda-me a viver”, que se trata de um tema de uma pessoa que, portadora de uma doença fatal, vive implorando pela vida... espero que meus amigos, os leitores interessados possam comparecer nesta noite importante e que possam realmente gostar de meu trabalho”.

As fotógrafas Gisele Gally e Érica Montilha

Já a Exposição Fotográfica “fragmento familiar” das fotógrafas Erica Montilha e Gisele Gally tem a Curadoria da Secretária e artista plástica Tais Monteiro, retrata lugares conhecidos e pessoas que ajudaram de alguma forma no crescimento e na história da cidade. Erica escolheu pessoas como Rosa de Toledo Cesar, fotógrafa de 98 anos, Dr. Nadir de Campos, ex-vereador, professor aposentado e advogado atuante, Antônio Francisco Parra, oficial de registro civil e alguns lugares como Estrada de Dirceu, Represa cascata e outras. Segundo a fotógrafa, que também é autora da Exposição “O passado no presente” que já esteve em cartaz no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária e que já esteve na UNOPAR, no Marilia Shopping, no CCBEU, e outros locais, “Fragmento familiar é a busca pela paisagem desapercebida no dia-a-dia, pelas imagens que não podemos observar e pela essência de pessoas que, cada qual com seu papel, contribuem para o crescimento do nosso povo”. 

Já Gisele Gally que também é funcionária pública da pasta da Cultura, expôs a Mostra “Astronomia Show” no Centro Cultural onde registrou astros de uma forma única e esta será a sua segunda exposição. Gisele escolheu registrar a antiga Telesp, a Feira Livre de domingo, o Palhaço Catatau, Antiga Rodoviária, entre outras.

A Exposição fica aberta para visitação até o dia 05 de maio, no horário das 10 às 22 horas. Na noite de abertura haverá apresentação cultural do Balé Jovem. 

Sr. Antônio Parra,  oficial de registro civil.

Sr. Sakai, da tradicional Peixaria Sakai de Marília

0 comentários:

Postar um comentário