quarta-feira, 16 de setembro de 2015

9ª Primavera dos Museus

Museu Histórico de Marília participa da 9ª Primavera dos Museus.

Coordenada pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus acontece todo ano no início da estação homônima, a Primavera. 



De 21 a 27 de setembro de 2015, acontecerá a 9ª Primavera dos Museus, período em que museus e outras instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/ Ministério da Cultura, promoverão atividades especiais.

Trata-se de uma ação permanente de promoção que acontece anualmente, sempre na semana do início da estação primaveril onde a cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus e este ano será “Museus e memórias indígenas”. 

Os objetivos são de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Os resultados são a participação dos museus onde ocorre um aumento médio de 18% ao ano desde a primeira edição, o número de eventos cadastrados teve um aumento médio de 21% ao ano. 

A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2014, sua 8ª edição contou com a participação de 761 museus e 2.436 atividades e agora em sua 9ª edição, há 809 instituições culturais realizando mais de 2.400 atividades, como exposições, oficinas, palestras, shows, mostras de filmes, entre outras. A programação completa está disponível no site do Ibram (www.museus.gov.br). 

O Museu Histórico e Pedagógico de Marília, há anos participa deste evento e para esta edição está preparando uma mostra do “Acervo Indígena” composto de arcos e flechas, banner, armas indígenas, cocares e outras peças interessantes. 

Segundo a Secretária Municipal da Cultura Tais Vanessa Monteiro: “Essa será uma excelente oportunidade para os cidadãos e, em especial, para o público escolar visitarem museus e desenvolverem reflexões sobre o tema proposto, por isso convidamos os Grupos de Terceira Idade, Escolas Estaduais, Escolas da Rede Municipal, casas do Pequeno Cidadão e outros projetos e Escolas particulares não só de Marília como da região para participarem desta ação”.

Para mais informações e para agendamento de turmas escolares os interessados devem ligar no número 9 9113 2311 e falar com Denise Campos ou Ricardo Verceloni. Há espaço para estacionamento de ônibus escolares e vans.

O Museu fica na Av Rio Branco, 1383 e o horário de funcionamento é das 8 às 14 horas.

0 comentários:

Postar um comentário