quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Artes Plásticas

Polo Cultural da Rodoviária abre Exposição de Artes “Infância”.


Acontece nesta quinta-feira (08), às 10 horas, no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária, a abertura da Exposição de Artes “Infância” - com obras do artista do município de Tarumã, Rodrigo MF e com trabalhos resultado do Projeto Mostra de Arte, coordenado pelo grande artista plástico e arte-educador Andre Franco, desenvolvido com os internos da Fundação CASA. 

A Exposição acontece com a parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Marília e EMDURB-Empresa de Desenvolvimento Urbano.

A Fundação Casa Marília em parceria com a ONG G.A.D.A. – Grupo de Apoio aos Doentes de Aids, contratada pela sua gerência de Arte e Cultura, desenvolvem no centro o projeto de artes plásticas. Nesta proposta atual na linguagem de desenho no papel tem o tema Festa Junina e pinturas em telas, com os temas Pessoas, Oceano e Floresta. O trabalho é desenvolvido com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa, com aspectos sociais, culturais e educativos.

Segundo a Secretária M. da Cultura Tais Monteiro, a exposição é uma oportunidade para a população apreciar belas obras de arte. “Encerrando a belíssima Exposição ‘Feng Shui’ do querido Dagoberto Correa, entramos com esta outra proposta em homenagem ao Dia das Crianças e esperamos que o público compareça em especial crianças que terão a oportunidade de ver belíssimas obras”.

“O objetivo é consolidar a parceria com a Secretaria de Cultura com apresentação dos trabalhos realizados pelos jovens da Fundação Casa à população mariliense, através do conteúdo que portem uma preocupação ética com a dignidade humana e o valor da vida e com as técnicas específicas levar a formação da cidadania”, disse Domingos de Almeida, Coordenador Pedagógico da Fundação CASA Unidade Marília.

André Franco, um grande artista, ex-aluno do artista Braz Alécio de 1978 a 1982, foi indicado para este trabalho pela Secretaria Municipal de Cultura devido à sua capacidade, experiência como arte-educador. Participou de diversas exposições individuais em Curitiba-PR, em diversas coletivas nas cidades paulistas de São Paulo, Catanduva, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Garça, Assis e Echaporã. Foi um dos destaques do Mapa Cultural Paulista de 1997, premiado com diversas Medalhas de Prata, de Bronze em Salões, recebeu Menção Honrosa em Salões, além de ter participado de muitas outras propostas.

Já o convidado Rodrigo MF, começou a se interessar pela arte em 2003 com a técnica de graffiti. No início apenas reproduzia, não tinha um estilo próprio, porém sempre buscando algo que ajudasse a formar sua identidade artística, não para satisfazer um padrão, mas para satisfazer seu desejo de pintar e expressar aquilo que realmente queria. No início pintava peixes, vez ou outra um animal diferente, mas na sua maioria peixes.

Ultimamente, pintando mais pássaros, começou a se questionar na tentativa de ter uma resposta do porque pintar peixes. “Acho que consegui. A teoria da evolução sugere que viemos da água, esse ‘viemos’ para mim remete ao início, no meu caso à infância, que por sua vez tão marcante é para todos, e acredito que essa foi e ainda é minha motivação artística, pois minha mãe sempre foi muito inspiradora e motivadora assim como meu pai”, disse Rodrigo.

“Alguns pássaros tem como base alimentar peixes, e penso novamente que agora alimento meu lado artístico de algo que já tenho formado para formar algo ainda maior, e que também tem sua beleza, mudando de ambiente, podendo ser entendido também como uma evolução, da água para o céu”, finaliza Rodrigo, que participou de Exposição Individual de Alemão ‘’Arte Ilegal’’ em Assis, 2014, Exposição coletiva “A arte harmonizando e humanizando”no Cejusc, 2014 e 2015, Exposição Individual no ‘’Especial de Natal’’, no CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura), Tarumã, 2014 e recentemente foi selecionado para o Mapa Cultural Paulista, representando seu município.

Mesmo sendo no Polo Cultural, onde a maioria do público que frequenta são as pessoas que viajam ou aguardam horário de ônibus, o local é aberto à toda população de Marília e região e em especial devido ao Dia da Criança espera receber público infantil. Escolas interessadas devem agendar visita das 8h às 13h com a Secretaria Municipal de Cultura Denise Campos no telefone 3402- 6600.

Com capacidade para 120 pessoas, protegido do vento e do frio, a Sala de Embarque possui 250m2, dispõe de acesso à Internet, sanitários, dispositivos para carregar baterias de celulares, TVs coloridas e ainda um amplo espaço para as exposições que com certeza faz toda a diferença, pois abriga obras de artes e fotografias, harmonizando ainda mais o local, tornando-o muito agradável.

Artistas e fotógrafos interessados em expor neste novo espaço devem fazer contato com Denise Campos na Secretaria Municipal de Cultura através do telefone 3402-6600.


Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário