quarta-feira, 7 de junho de 2017

PRÉDIO DA SAÚDE PASSA A RECEBER EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS; HUMANIZAÇÃO E ACESSO À CULTURA



Instalada em uma antiga indústria, com adaptações para o uso como repartição pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Marília é local de trabalho para dezenas de profissionais que atuam nas áreas técnicas, administrativa e de planejamento. Desde o início deste mês, o ambiente ganhou mais vida, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.


Diariamente, o prédio administrativo também recebe o público para alguns atendimentos que não podem ser realizados em outros locais. São quatro pavimentos, com amplas paredes, até então, brancas e frias. A primeira mostra, com o título sugestivo “O encanto das cores”, de Aloísio Dias da Silva, dá espaço às manifestações artísticas. 

A iniciativa foi da servidora Juliana Carmello e contou com o apoio da secretária, Kátia Ferraz Santana. A primeira mostra exibe 30 obras de arte Naif, produzidas em intervalo de 17 anos, com inspiração nos temas rurais, questões ambientais, folclore e textos bíblicos que influenciam o artista plástico e arte-educador.

Juliana acredita que, através das exposições, a Secretaria pode transmitir ao público circulante e também aos funcionários sensações e impressões de sentimentos, pensamentos e ideias. “A arte tem importante função de auxílio terapêutico e, cada vez mais os serviços de saúde abrem suas portas para atividades artísticas, resultando em um ambiente humanizado e promovendo bem-estar para pacientes e para quem trabalha com adoecimento e tratamento”, afirma.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, visitou a equipe da Saúde e destacou que a estratégia de democratização está cada vez mais difundida. “É muito importante que a arte saia dos espaços tradicionais de exposição e se aproxime das pessoas. Isso já acontece nas grandes cidades há um bom tempo e hoje vemos um movimento nesse sentido em todos os lugares”, disse.

Aloísio, artista catalogado, ficou satisfeito ao ver suas obras influenciando na ambiência do prédio público. “O artista trabalha não apenas para produzir, mas para que as pessoas vejam e sejam impactadas. Por isso recebi esse convite com muita alegria”, afirmou.

Kátia Ferraz Santana, secretária municipal de Saúde, lembra que a humanização está entre os temas mais abordados atualmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e é preconizada como política nacional no país. 

“Existem várias formas de sensibilização do profissional de saúde. A arte, certamente, pode ser uma delas. Este novo olhar gera melhoria no acolhimento e no processo de trabalho. Vemos estes avanços como uma necessidade e estamos abertos às diferentes propostas”, disse a secretária.

SERVIÇO

A exposição pode ser conferida durante todo o mês de junho. Mais informações sobre o artista e os trabalhos podem ser obtidas pelo telefone (14) 98834-3087 ou pelo Facebook na página AD Silva – Naif

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Carol Vernaschi Imamura e Carlos Rodrigues / PMM




0 comentários:

Postar um comentário