quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Biblioteca Municipal de Marília realiza exposições de Povos Indígenas e Folclore no mês de agosto

A Biblioteca Municipal de Marília realizará no mês de agosto as exposições temáticas: “Dia Internacional dos Povos Indígenas" e "Folclore". Devido à pandemia do novo coronavírus, as Mostras acontecem na vitrine da Biblioteca (acesso visual pela calçada) - Rua São Luiz, 1295, sem limite de horário.

Na primeira quinzena, de 02 a 16 de agosto, a exposição "Dia Internacional dos Povos Indígenas" será composta de obras bibliográficas e objetos em comemoração a todos os povos indígenas, uma vez que no dia 09 de agosto comemora-se essa data especial, voltada para a conscientização sobre a inclusão e preservação da cultura indígena.

Contará com a colaboração de Camila Montalvão Nunes, que cedeu artefatos de sua coleção pessoal referentes às etnias Xavantes, Kamayura e Trumai.

Já na segunda quinzena, de 17 a 31 de agosto, ocorrerá a exposição "Folclore" em comemoração ao Dia do Folclore, que acontece no dia 22 de agosto. Da mesma forma, contará com itens bibliográficos do acervo da biblioteca.

O Dia do Folclore Brasileiro foi criado para alertar a importância das manifestações folclóricas do nosso país.

A palavra "folclore" foi cunhada pelo pesquisador William John Thomas, com a união das palavras em inglês "folk", que significa povo, e "lore", que significa conhecimento. Dessa forma, o folclore ganha o significado literal de "conhecimento do povo". Ou seja, folclore se trata da cultura de um povo, seus conjuntos de tradições culturais, crenças, danças, costumes e lendas de certa nação ou local, por isso a importância de comemorar a data.

Atualmente a biblioteca está aberta de segunda a sexta, das 8h às 16h45, funcionando apenas com horário agendado por conta da pandemia. Para agendar, basta ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp para número (14) 3454-7434.

0 comentários:

Postar um comentário