quarta-feira, 13 de junho de 2012

SONHO DELES

Projeto Sonho Deles teve início esta semana

Idealizado pela artista plástica Isabel Campos e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Galeria Municipal de Artes, o projeto “Sonho Deles” envolve crianças atendidas pelo projeto Renovi (Renovar para Vida) da Ong Ebadef. Essas crianças irão trabalhar em parceria com artistas plásticos, produzindo obras de artes.

Os primeiros trabalhos das crianças tiveram início nesta segunda-feira, 11 de junho, com seqüência no dia 12, na sede da Ong Ebadef, que é onde o Projeto Renovi funciona. No primeiro dia, foi feita uma apresentação do projeto para as crianças, explicando como irão desenvolver os trabalhos e também um exercício com papel sulfite para treinar o que irão fazer nas telas.


No segundo dia (terça-feira), as crianças receberam as telas, pincéis e tintas, para esboçar então o sonho de cada uma nas telas. Os artistas plásticos Isabel Campos e Sérgio Doreto, assim como Denise Campos Justino, coordenadora da Galeria Municipal de Artes e Ademar Aparecido de Jesus – o Dema, presidente da Ong, acompanharam e orientaram todos os momentos das crianças com suas pinturas.

Ana Carolina Garcês Correia, de 8 anos, foi uma das crianças atendidas pela Ong, que foi escolhida para participar do Projeto Sonho Deles. Ela já havia conhecido a Galeria Municipal de Artes com sua escola e sentiu muita vontade de pintar quadros. “Sempre sonhei ser desenhista ou artista plástica, e poder pintar quadros. Quando conheci a Galeria, gostei muito dos quadros. Fiquei muito feliz por fazer parte deste projeto e iniciar a realização deste sonho e pintar meu próprio quadro”, disse.

Segundo Isabel, o desenvolvimento do projeto com as crianças e a produção dos quadros foi emocionante. “O contato com as crianças está sendo gratificante para todos nós. Estou surpresa com o resultado e com o empenho de todas elas, que estão pintando as telas com atenção, criatividade e carinho.”



Ainda nesta semana, 20 artistas plásticos de Marília irão escolher as telas que mais tiverem afinidade, para complementar a pintura e dar o toque pessoal. No dia 10 de julho os artistas se reunirão com as crianças na Galeria Municipal de artes. Neste encontro as crianças poderão trocar experiências com os artistas e ver os quadros prontos. A terceira etapa do projeto é a exposição das telas, dos dias 14 a 29 de agosto, no Marília Shopping, oportunidade em que as telas serão comercializadas. O total arrecadado será totalmente revertido para o Projeto Renovi.

Para Denise Campos Justino, coordenadora da Galeria Municipal de Artes, é muito importante o contato das crianças com os artistas, em momentos que poderão trocar impressões e informações sobre as obras produzidas. “O objetivo é promover um momento onde as crianças terão um contato direto com os artistas. Nesses momentos com certeza as crianças se sentirão realizadas por terem executado um trabalho em parceria com um artista. Isso só irá aguçar o gosto e a paixão pela arte”, disse Denise.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes, esse projeto é alicerce para a construção de políticas públicas culturais e que apoiá-lo é uma maneira de democratizar o acesso às artes plásticas. “Vamos apoiar projetos como esse, principalmente, para que todos, independentemente da classe social, tenham os mesmos acessos à cultura”, finaliza Gomes.

 
Para o presidente da Ong Ebadef e coordenador do Projeto Renovi, Ademar Aparecido de Jesus – o Dema - esse é um momento ímpar para a comunidade.

“Faz aproximadamente 10 anos que lutamos para a comunidade ter acesso às artes. Hoje vivemos um momento de socialização e democratização da cultura em Marília, que torna possível toda expressão de arte e sua ampliação para as camadas não atingidas. Queremos agradecer à Artista Isabel e ao Secretário da Cultura André Gomes Pereira por incentivar e estimular a cultura em nossa comunidade”, disse Ademar.


0 comentários:

Postar um comentário