quarta-feira, 12 de setembro de 2012

FOTOGRAFIA

Exposições fotográficas iniciam nesta quinta na Galeria de Artes



Acontece nesta quinta-feira (13), a partir das 20h30, na Galeria Municipal de Artes, a abertura das Exposições Fotográficas: “Natureza... por onde andei” de Cleide do Carmo Ferreira e “Trilhas...” de Renata Rojo Marcondes. A exposição é realizada pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e conta com o apoio cultural do Pão de Açúcar de Marília.



Segundo a coordenadora da Galeria Municipal de Artes, Denise Campos Justino, trata-se de duas belíssimas exposições que refletem as vivências, as experiências, as oportunidades, a paixão por registrar imagens e o bom gosto de duas fotógrafas.



“Esta exposição está belíssima. É como realmente realizar uma viagem. Acredito que o prazer maior para um artista seja poder dividir com tantas pessoas o que elas viram e colocar à apreciação da população”, comenta Denise.



A exposição “Trilhas...” de Renata Rojo Marcondes é composta por 111 fotos, as quais retratam as viagens da fotógrafa por 4 países da América latina ( Chile, Bolívia, Paraguai e Argentina). Durante as viagens a artista retratou a natureza, geleiras e diversas situações pelas suas lentes.



Já a mostra “Natureza... por onde andei” de Cleide do Carmo Ferreira é composta por 32 imagens de natureza como: paisagens, animais, céu, com a sutileza do olhar da fotógrafa, retratando a simplicidade da vida com poesia e beleza. A artista é uma amante da natureza, em especial dos animas e conclui:“ A natureza é maravilhosa como é, não necessita de fotoshop, não precisa ser alterada pois é perfeita.



A mostra poderá ser visitada até o dia 05 de outubro, de segundas às sextas-feiras, das 9h às 18h, na Galeria Municipal de artes, situada na Rua XV de Novembro.Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone: 3432-3331.



As artistas

Cleide do Carmo Ferreira nasceu aos 19/02/60 em São Paulo, e aos 3 anos por motivo de separação dos pais, veio para o interior acompanhada de seu genitor que a abandonou na Estação Rodoviária de Vera Cruz. Encontrada por um senhor que, compadecido, inicialmente levou-a para sua casa e posteriormente a entregou a um casal que a criou até os 13 anos. Devido a problemas pessoais fugiu para Campinas, onde conseguiu seu primeiro emprego de cobradora de ônibus e hospedou numa casa de família. Aos 25 anos retornou a São Paulo onde trabalhou de empregada doméstica, garçonete e auxiliar de coninha.

Voltou para Vera Cruz com 34 anos onde conheceu seu esposo e há apenas meses, adotou uma criança, seu filho Miguel. Possui apenas a antiga 4a serie primária, o que não foi impedimento para realizar um grande sonho e aperfeiçoar seu dom natural, a paixão por registrar imagens. Há aproximadamente 3 anos se inscreveu no Curso de Fotografia da Oficina Cultural Tarsila do Amaral no município de Vera Cruz, mais especificamente na EE Clemente Ferreira, onde aprendeu noções básicas de fotografia, que segundo ela foi muito bom para a cabeça, para conhecer pessoas, fazer novos amigos e esquecer dos traumas da infância. Foi a mais idosa da turma, com a máquina mais antiga, mas se realizou.

Renata Rojo Marcondes, recentemente voltou a cursar Educação Física a fim de concluir o que havia iniciado.

Nas artes, foi aluna do curso de pintura no Ateliê Arte e Convivência, da Profª Maria Isabel Paulo Vique nos anos de 1988 a 1998 retornando em 2010. Teve oportunidade de visitar a Exposição Caude Monet no MASP - Museu de Arte de São Paulo.

Realizou a Exposição "Raízes" em 1999 na Galeria de Artes "Edmond Atallah" do CCDEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Marilia, com 15 obras em óleo sobre tela e desenho e em 1997 participou de Exposição Coletiva com uma obra em óleo sobre tela, durante o Congresso de Psiquiatria, em Marilia.

A Exposição "Trilhas" é um sinônimo de caminhos. Trilhas são caminhos que podem ser percorridos em viagens, muitas delas não convencionais. Conhecer povos, lugares, ter contato com outras culturas e muitas vezes estar próximo da natureza são oportunidades para termos consciência do mundo em que vivemos, exercitar o auto-conhecimento, além de nos libertarmos da rotina, o que inevitavelmente se reflete em uma melhor qualidade de vida".A Exposição mostra imagens de viagens realizadas entre 2006 e 2011 .

0 comentários:

Postar um comentário