sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CINEMA


5a Mostra Marília de Cinema começa hoje




A 5a Mostra Marília de Cinema irá exibir nesse ano 18 filmes brasileiros inéditos na cidade: a programação começa nessa sexta, dia 14, e se estende até domingo, dia 16 de dezembro. As sessões serão realizadas na Sala de Projeção Municipal/Clube de Cinema de Marília e no Auditório Prof. Octávio Lignelli, sempre com entrada franca: “A nossa ideia é trazer o melhor do cinema brasileiro contemporâneo para Marília. Filmes premiados em festivais importantes como Berlim, Havana, Brasília e Gramado têm destaque na programação. Os curtas, que geralmente são de difícil acesso, têm espaço privilegiado também”, explica o Coordenador Geral da Mostra, o cineasta mariliense Rodrigo Grota.

A abertura será nessa sexta às 20h30 com a distribuição gratuita da Revista Taturana n. 10. Criada em 2007 pela Kinoarte, a Taturana se dedica a difundir o cinema independente, a partir de uma tiragem de 2 mil exemplares e distribuição dirigida. A partir das 21h será exibido o longa-metragem Riscado, dirigido por Gustavo Pizzi e produzido por Cavi Borges. No filme, Bianca (Karine Teles) é uma atriz cuja carreira ainda não deslanchou. Para se manter ela imita grandes divas do cinema e trabalha divulgando eventos. Sua sorte parece mudar quando consegue o papel principal de uma grande produção internacional. Inspirado por sua personalidade e seu trabalho, o diretor do longa-metragem resolve transformar a protagonista em uma versão da própria Bianca. Vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio em 2010, o filme conquistou 5 prêmios no Festival de Gramado em 2011 (Melhor Atriz, Diretor, Trilha Sonora, Roteiro, além do Prêmio de Melhor Filme segundo a Crítica). Em 2012 o longa obteve o prêmio APCA de Melhor Roteiro.

No sábado, dia 15, a programação se inicia com Anna Pavlova Vive em Berlim, de Theo Solnik, e prossegue com os longas Eles Voltam, de Marcelo Lordello (vencedor do Festival de Brasília desse ano), e As Horas Vulgares, da dupla Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize. Para encerrar a programação, a primeira sessão da Competitiva Nacional de Curtas e o documentário Daquele Instante em Diante, dirigido por Rogério Velloso, com foco na vida e na obra do músico Itamar Assumpção.
No domingo a programação conta com dois longas no começo da tarde: o experimental Ex-Isto, que o realizador mineiro Cao Guimarães fez a partir do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski, e o documentário Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz, no qual Joel Pizzini faz um elogio a um dos maiores nomes do Cinema Brasileiro: o diretor de O Bandido da Luz Vermelha – Rogério Sganzerla. Após as duas sessões da Competitiva Nacional de Curtas, a Mostra irá se encerrar com o anúncio dos vencedores e a exibição do documentário Tokiori – Dobras do Tempo, do arquiteto Paulo Pastorelo. “Pastorelo passou a infância visitando a fazenda do seu avô, que fica muito próxima a Marília. Nesse seu primeiro longa ele faz um belo registro sobre diversas questões relacionados à cultura e à imigração japonesa na região”, observa Grota. Pastorelo estará na 5a Mostra e irá debater o seu filme com o público logo após a sessão.

Curtas
Nesse ano a Kinoarte recebeu a inscrição de 248 curtas. A Comissão de Seleção da Competitiva Nacional de Curtas foi composta pela jornalista Roberta Takamatsu, pelo cineasta Rodrigo Grota e pela diretora de arte Thalita Rubio. Os filmes irão concorrer em 10 categorias:

Melhor Filme (Júri Oficial e Popular)
Melhor Direção
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Montagem
Melhor Concepção Sonora
Melhor Projeto Gráfico
Melhor Ator
Melhor Atriz
O Júri Oficial da Competitiva Nacional de Curtas será composto pelo cineasta Edu Reginato, pelo diretor de fotografia Guilherme Gerais, e pelo arquiteto Roberto Cimino.
A 5a Mostra Marília de Cinema é uma realização da Kinoarte, com produção daFilmes do Leste e da Hora H, e apoio da Secretaria de Cultura de Marília, Clube de Cinema de Marília e Oficina Cultural Tarsila do Amaral. Mais informações no sitemostramarilia.com.br ou pelo e-mailmostramarilia@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário