quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Rosa e o Boneco

Cine-Debate acontece nesta sexta-feira na Sala Municipal de Projeção. 


Acontece nesta sexta-feira (1), sessão de cine debate, a partir das 20h, na Sala de Projeção Municipal (Av. Sampaio Vidal, 245 – piso superior da Biblioteca Municipal – entrada pelo Museu de Paleontologia), com a exibição do curta-metragem “ A Rosa e o Boneco” da Grão Filmes da cidade de São Paulo (www.graosfilmes.com), e tem como diretor Tobias Rodil. Na ocasião também haverá roda de conversa com o psiquiatra Ricardo Bueno que abordará alguns pontos do filme. O evento é gratuito e é uma realização da Grão Filmes e Kino Olho e conta com apoio cultural da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura. 

A ideia do filme surgiu quando o diretor, Tobias Rodil, tinha 16 anos e estava ouvindo um cd que o cantor e compositor Caetano Veloso fez em homenagem ao cineasta Frederico Fellini.

“ Eu ficava ouvindo o CD e imaginando a história, a qual foi roteirizada e filmada em 2013. Realmente me inspirei no clima do interior e nos conflitos e desejos da terceira idade”, explica Rodil. 

O curta-metragem conta a história de um casal de idosos de uma cidade do interior. Nessa calmaria toda Dona Rosa se dá conta de uma solidão, antes não pensada, mas talvez sempre vivida. Por outro lado, Antonio, um homem preso ao seu passado, esculpe um boneco. Entre conversas e reflexões os dois se veem diante de um destino que não querem mais.

Para a secretária municipal da Cultura Tais Vanessa Monteiro incentivar atividades que fomentam a difusão de trabalhos audiovisuais e o debate são fundamentais para a formação de público e para a divulgação dos curtas que são produzidos em Marília e em todo Brasil. 

“ Marília voltou a ser um celeiro na produção de filmes. E nossa responsabilidade enquanto poder público é difundir e divulgar estes trabalhos. Um evento como este, o qual promove o debate, além de formar mais público para a sétima arte, também desenvolve o senso critico. Esta é a função da arte: sensibilizar e provocar a reflexão. Convido a todos para apreciar nosso cine-debate, o qual abordará assuntos como terceira idade e solidão”, finaliza a titular da pasta. 

Cineasta Tobias Rodil

Serviço:
- Cine-Debate: Exibição do curta-metragem “ A Rosa e o Boneco”
- Debate com o cineasta e diretor do filme Tobias Rodil da Grão Filmes e com o psiquiatra Ricardo Bueno. 
- Data: Sexta-feira ( 1 de novembro)
- Horário: 20h
- Local: Sala Municipal de Projeção ( Av. Sampaio Vidal, 245 – piso superior da Biblioteca Municipal – entrada pelo Museu de Paleontologia). Evento Gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário