segunda-feira, 10 de março de 2014

Ritmos Brasileiros

Violonista Marco Pereira e acordeonista Toninho Ferragutti lançam CD que reúne dois dos nossos maiores instrumentistas



O show e lançamento de Cd "Comum de Dois" acontecem no dia 12 de março, quarta-feira, às 20h30 no Auditório “Prof. Octávio Lignelli” e o Workshop “Ritmos brasileiros” será no mesmo dia às 14h no mesmo espaço. Interessados em se inscrever devem ligar nos telefones 3402 6600 com Helder ou 3413 6925. Os demais shows acontecem em Botucatu, dia 13, São Carlos, dia 14, São Paulo e Campinas, dia 16. 

Os artistas:

Eles têm muito em comum: são dois músicos paulistas, Marco Pereira (violonista) e Toninho Ferragutti (acordeonista), considerados expoentes em seus instrumentos, com carreiras consagradas no Brasil e exterior. Receberam importantes prêmios e possuem extensa participação em centenas de shows e discos de artistas relevantes. Além disso, são compositores e arranjadores inventivos. O virtuosismo, a versatilidade e a paixão pela música são fatores de união entre o violonista e o acordeonista que agora lançam o CD Comum de Dois.

O álbum é resultado de um encontro que aconteceu em janeiro de 2013, quando ambos participaram da 31ª Oficina de Música de Curitiba. A direção do evento pediu que fizessem uma apresentação em duo, o que nunca havia ocorrido antes. O resultado foi surpreendente: fartura de assuntos musicais, domínio técnico dos instrumentos e perfeita sintonia interpretativa. Beleza natural e inesgotável que acabou em sucesso. Como conseqüência, convites para outros shows e um registro em disco.

O CD Comum de Dois traz oito composições autorais, entre elas,Amigo Léo e Flor das Águas de Marco Pereira e Sanfonema eVictoria de Toninho Ferragutti. O projeto de gravação do álbum e a temporada de shows de lançamento no estado de São Paulo foram elaborados e produzidos por empresa Andrea Costa Produção Cultural, e foi um dos dez selecionados no Proac Edital nº 3/2013 – Concurso de Apoio a Projetos de Gravação de Disco Inédito e Circulação de Espetáculos de Música Popular Instrumental no Estado de São Paulo.


Andrea Costa Produção Cultural

A turnê do álbum Comum de Dois foi elaborada e é produzida pela empresa Andrea Costa Produção Cultural que comemora 10 anos em 2014. Cobrindo um amplo leque que envolve música instrumental, música clássica, choro e cultura popular, a empresa vem divulgando a música de qualidade através de shows, workshops, projetos especiais para SESCs (como, por exemplo,Jacob do Bandolim - 90 anos) e prefeituras, agenciando artistas de renome como Marco Pereira, Léa Freire, Quinteto Vento em Madeira, Izaías e seus Chorões e Patrícia Bastos, dentre outros. Dirigida pela paulista Andrea Costa, a produtora tem quatro prêmios no currículo: Funarte Circulação de Música Clássica (2006 e 2010), Funarte Circulação de Música Popular (2010), Funarte Circulação de Música Clássica (2010 e 2013). Desde 2009 é responsável pela Direção de Produção da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP (OCAM-ECA-USP). O projeto Marco Pereira & Toninho Ferragutti, que agora realiza, tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através do edital Proac.


Marco Pereira

É natural de São Paulo, onde fez seus estudos de violão sob orientação do mestre uruguaio Isaías Sávio, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Viveu na França por cinco anos, onde ganhou o título de Mestre em Violão pela Université Musicale Internationale de Paris. Lá, recebeu forte influência jazzística e também de música latino-americana, o que caracteriza seu trabalho de composição. Apresentou-se com grande sucesso no Festival de Jazz de Paris (1989), o que possibilitou turnês pela Alemanha, França, Suíça, Canadá e Estados Unidos. Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais, o Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e o Francisco Tárrega (Valência).

De volta ao Brasil, a convite da Universidade de Brasília, foi para esta cidade criar os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. A partir de 1990, participou, em quatro oportunidades, do Free Jazz Festival (SP), numa memorável apresentação do Trio D'Alma (1989); com seu trabalho solo (1991); ao lado de Wagner Tiso (em 1992) e Edu Lobo (em 1996).

Gravou com importantes artistas brasileiros como Edu Lobo, Gilberto Gil, Gal Costa, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Leila Pinheiro, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos. Em 1995, lançou três CDs Dança dos Quatro Ventos, pelo selo belga GHA, Elegia(selo Channel Classics da Holanda) e Brasil Musical (selo Tom Brasil). Em 1999, gravou o elogiado CD de violão-solo Valsas Brasileiras. Em 2001, lançou o CD Luz das Cordas, com o bandolinista Hamilton de Holanda e em 2005, o álbum O samba da minha terra, com composições próprias e ‘clássicos’ da música brasileira.

Seus últimos trabalhos incluem o CD Cristal (lançado com um livro de partituras, com transcrição fiel das gravações), um método para violão de sete cordas (Sete Cordas, técnica e estilo), feito em parceria com Rogério Caetano e Cadernos de Harmonia, método de harmonia para violão, acompanhados de CDs. Tem mantido intensa atividade como solista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta com regularidade.


Toninho Ferragutti

Nasceu em Socorro (SP) e iniciou os estudos musicais com seu pai, o saxofonista Pedro Ferragutti. Formou-se em acordeão pelo Conservatório Gomes Cardin (Campinas-SP). Antes de profissionalizar-se, estudou na Faculdade de Veterinária de Botucatu (UNESP), curso que abandonou no último ano, em 1983. Apresentou-se em programas de televisão, participou de gravações de trilhas para filmes e novelas e de shows e CDs de artistas como Gilberto Gil, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Chico César, Sivuca, Dominguinhos, Lenine, Marisa Monte, Elza Soares, Dori Caymmi e Hermeto Paschoal.

Tem atuado como solista de orquestras como a Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra de Câmara da Universidade da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), que o convidou para compor e ser solista do concerto Fantasia para Acordeão e Orquestra de Cordas, que teve estréia mundial em junho de 2012, na Sala São Paulo.

Possui quatro CDs solo, Sanfonemas (Pau Brasil/ 2000), indicado ao Grammy Latino; Forrobaby (MCD/2005); Nem Sol, Nem Lua(Biscoito Fino/2006), indicado ao Prêmio TIM de Melhor CD Instrumental e O Sorriso da Manu (Borandá/2012), considerado um dos 10 melhores CDs do ano na lista elaborada pelo crítico Carlos Calado.

Recentemente apresentou-se em festivais como Spoleto Jazz (Charleston, Carolina do Sul/EUA), Concertgebouw (Amsterdam/Holanda), Womad Festival (New Plymouth/Nova Zelândia) e Carnegie Hall, com Gilberto Gil (New York/ EUA).

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa Ação Cultural 2013.



0 comentários:

Postar um comentário