segunda-feira, 7 de março de 2016

Museu Histórico - início de ações de 2016

Museu Histórico inicia as ações e atividades de 2016.


Após os dois primeiros meses do ano trabalhando na Elaboração do Planejamento de Atividades internas bem como parcerias com as instituições: Secretaria de Estado da Cultura/SISEM – Sistema Estadual de Museus, Ministério da Cultura/IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e Exposição do Acervo do Museu, começam as atividades e ações planejadas para este ano no Museu Histórico e Pedagógico. O Museu fica na Av Rio Branco, nº 1383.

Em fevereiro houve a tentativa de inserir um projeto no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 05 /2015 sobre MODERNIZAÇÃO DE MUSEUS do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Cultura porém, não foi possível adequar. Tanto a Secretária Tais Monteiro e a equipe do Museu junto com o Setor de Projetos e Convênios da Prefeitura estão alerta para outras possibilidades.

“Devido à mudança do local do Museu para um novo endereço, bem como a não renovação com o FDE-Fundação para o Desenvolvimento da Educação “Cultura é currículo, A escola sai da escola, perdemos um grande público de alunos das escolas estaduais. Por isso está sendo necessário um trabalho de divulgação”. Disse a Secretária de Cultura Tais Monteiro. 

Começa os resultados do envio de Ofícios e Internos para Secretarias, Diretoria Regional de Ensino a fim de convidar Escolas, Grupos de Terceira Idade, Imprensa, Professores para conhecer o Museu. “Já fomos procurados pelo Colégio Bezerra de Menezes, CRAS Teotônio Vilela, EJA-Escola de Jovens e Adultos que fará visitas às sextas-feiras, extraordinariamente no horário noturno, EE Prof. Antônio Augusto neto e outras. O número de visitas espontâneas também aumentou bastante”. Conta Denise Campos Justino, Assessora Técnica e Coordenadora responsável pelo Museu. 

Segundo Vinicius J. Feliciano de Moraes aluno da Escola Estadual Tomasia Montoro/São Paulo (foto) “Para mim é uma novidade conhecer um Museu pois como moro na periferia de São Paulo, no Jardim Jaqueline, não temos muito acesso a locais de cultura e eu gostei muito de ter conhecido a história de Marília. O que mais me chamou a atenção foi uma vitrola, pois eu não conheci os LP”.

Já Ariane Bergamin que visitou o Museu com a cunha Geovana “Achamos muito interessante o Museu, pois através do acervo indígena, a Galeria dos Pioneiros e estes banners didáticos alusivos à Educação, Transporte, Saúde, Profissões, Indústria e Comércio, Chegada do primeiro Trem, Imagem e Som, nos ajuda a conhecer melhor a história de Marília”. Disse. 

Segue a programação deste ano: Dia 1 de abril haverá a Abertura da Exposição “Museus e paisagens culturais de Marília”, em homenagem ao dia do aniversário do Município, em parceria com a Comissão de Registros Históricos, já no dia 19 a comemoração do dia do Índio com Apresentação do Grupo de Dança e Coral da Casa do Pequeno Cidadão, em Maio, no dia 16 a Abertura da 14ª Semana Nacional de Museus - Exposição “Museus e paisagens culturais”, em setembro a 10ª Primavera dos Museus (IBRAM), em Outubro, de 10 a 14 ações em Homenagem ao Dia da Criança, e em novembro e dezembro, a fim de incrementar as atividades já propostas para o Dia da Consciência Negra, diversas atividades em parceria com o 3º MARILIA AFROFEST, projeto anual co-realizado pela Secretaria M. da Cultura e Equipe Afrofest.

“Ainda existe possibilidades de realização das Oficinas do SISEM de: Conservação Preventiva de Coleções de Fotografias: Catalogação e Acondicionamento, Organização de Reserva Técnica e Expografia geral de nosso acervo, diz Ricardo Verceloni Martins”, Chefe do Museu.




0 comentários:

Postar um comentário