terça-feira, 16 de novembro de 2021

Especial Dia da Consciência Negra: Teatro Municipal recebe Tambor de Crioula Ilê Mestre Nene Escola Flor d’ Aroeira






O Teatro Municipal recebe no próximo sábado, dia 20 de novembro, às 20h, o Circuito SP Online, com Tambor de Crioula Ilê Mestre Nene Escola Flor d’ Aroeira. A apresentação faz parte da comemoração do Dia da Consciência Negra, data símbolo da luta do movimento negro no país. A entrada é gratuita com doação voluntária de 01 Kg de alimento não perecível.

Seguindo as normas da Resolução nº151 de 06 de outubro de 2021, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Teatro Municipal solicita ao público a apresentação da carteira de vacinação contra covid-19 atualizada. A comprovação poderá ser feita pelo público através do registro físico, mediante a apresentação da carteirinha, ou de forma digital, pelas plataformas oficiais onde haja comprovante de vacinação, como o aplicativo Conecte SUS por exemplo.

O Circuito SP Online faz parte do programa Juntos pela Cultura, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no estado de São Paulo, por meio da circulação de apresentações e ações formativas diversificadas, de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com as prefeituras municipais.

Juntos Pela Cultura é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, um programa de fomento e difusão cultural que une estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo, com gestão e produção da Organização Social Amigos da Arte. Em Marília, há uma parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

O Ilê Mestre Nene escola Flor d’ Aroeira, tambor de crioula, samba e capuera esta localizado no bairro do Mangue na Vila Madalena SP, onde realiza estudos e vivências de capuera e tambor de crioula na maestria de Mestre Nenê.
A Escola Flor d'Aroeira é conduzida por Mestre Nenê e tem sua formação em São Paulo em 1992 juntamente com Stefania Faro onde fundamentaram no tripé, a Capuera, o Tambor de Crioula e o Samba de Roda.

Mestre Nenê, Mestre da Escola Flor d’ Aroeira é natural do Mato Grosso e discípulo de Mestre Ananias. 

Mestre Chita é o padroeiro do Tambor de Crioula Flor d'Aroeira. Ele nasceu em Itabuna BA, e hoje também é o principal guardião da tradicional roda de Capuera da Praça da República onde atua desde 1953.

Mestre Ananias (em memória) é o grande patrono do Ilê Mestre Nene. Nascido em 1924 em São Felix na Bahia. Um dos fundadores da Roda da República uma das principais referências da capoeira e samba de roda em São Paulo e no mundo.


O TAMBOR DE CRIOULA

O Tambor de Crioula e sua chegada em São Paulo do Maranhão: Tambor de crioula é uma manifestação maranhense. Portanto, sua prática e simbologia dizem muito a respeito dos modos vida afrodescendentes do Maranhão.

Hoje no intercambio Maranhão e São Paulo, Mestre Nene traz e fundamenta os estudos e vivências do tambor de crioula em São Paulo, em reciprocidade com os Mestres no Maranhão, na linhagem de Mestre Felipe (em memória) e Mestre Xavie. Em 1992, o tambor foi batizado no encontro de Mestre Ananias e Mestres Xavier.

Desde então, o tambor acontece no Ilê e em espaços públicos como praças, e centros culturais, e há 12 anos no Largo do Paissandu, no Tambor da Hora Grande. Os coreiros e coreiras esquentam e afinam as vozes, quando iniciam as toadas e a marcha do Tambor.

Integrantes do Tambor de Crioula Flor d'Aroeira no Teatro Municipal de Marília:
Mestre Nenê, Mestre Chita, Stefania Faro, Marina Ruprecht, Klaujah Muniz, Cauteloso, Beatriz Zulueta, Vinícius Silva, Lucilene Moreira e Fernanda Jara.

Instagran: https://www.instagram.com/mestrenenecapuera/
Facebook: https://www.facebook.com/YleMestreNene
Teaser Tambor de Crioula Flor da Aroeira : https://www.youtube.com/watch?v=PTpGaPm4nxY


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário